Wednesday, October 04, 2006



Meu vô faz da barbearia um grande evento... Veste calça social, camisa e colete de lã, sapatos novos e até um tempo atrás boina. Atravessa a rua todo orgulhoso e lá encontra seus velhos amigos, e enquanto tagarelam sobre tudo, ele faz barba. cabelo e apara o bigode. Meu vô diz que gostaria que os militares voltassem a assumir o poder... “só por um tempo, pra acabar com essa malandragem toda na política” diz ele.
Esses tempos atrás quando voltava de uma balada, encontrei ele cedinho tomando café na cozinha. Conversamos um pouco (eu ainda de porre), até que ele esperou minha vó sair da cozinha, me puxou pelo braço e disse: ”filho, me arruma um cigarro” ? piscou um de seus grandes olhos azuis e me deu um sorriso maroto..........!!!! Meu vô já foi dono de posto de gasolina, chofer, dono de fábrica de móveis (das grandes) e dono de rede de farmácias... fez tudo bem em sua vida, sempre foi um nível acima do nível, seu lema é: Cuide dos filhos, ame sua mulher e trabalhe. Criou quatro filhos e tem uma dezena de netos e bisnetos. Lembro-me de quando era pequeno e aos sábados assistia com ele filmes do Clint Eastwood e Charles Bronson. Aos domingos se saíamos de carro (em seu grande Del Rey dourado) ele me colocava no colo e me deixava dirigir. Quando não havia mais o que fazer nas tardes acinzentadas de Curitiba, ficávamos na janela do prédio olhando os carros, enquanto ele me contava histórias de seus dias de glória quando era goleiro (segundo meu pai ele não jogava nada. Mas afinal de contas meu pai fala demais !!) e outras coisas mais.
Bem, hoje se os problemas de saúde do meu vô fossem bolinhas de chumbo, poderíamos encher dois canos de um trabuco enferrujado qualquer e salpicar a bunda dos políticos safados que ele tanto detesta !!! Mesmo assim devolvi o mesmo sorriso que ele me deu, e fomos rapidinho escondido pra janela fumar um cigarro e olhar os carros, enquanto ele me conta pela 9ª vez de quando, na final do campeonato de mil novecentos e poucos defendeu uma bola incrível aos 45 do segundo tempo!!! Bem, se eu não puder fumar um cigarro com um homem desses.... rapaz, não há muito mais pra se fazer nesta vida !!!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home